Garantia

 

Muda Certa - Mudas de Plantas

Serviços de assessoria e fornecimento de mudas de plantas certificadas para fins de reflorestamento, compensação ambiental e paisagismo.

contato@mudacerta.com.br | +55 11 99436-2382 | Enviamos e atendemos em todo o Brasil

reflorestamento

Sobre Nós

Quem Somos

O Muda Certa é uma empresa que tem como foco a preservação da biodiversidade, e para isso oferece soluções para os mercados de venda de mudas para plantios, restauração ecológica e paisagismo com incentivo ao uso de espécies nativas.

Atua em toda a cadeia voltada à comercialização de plantas: desde a elaboração de projetos até a sua implementação, através do envio de orçamentos personalizados com a escolha da muda certa para projetos em todo o Brasil com vistas a suprir a necessidade do cliente e oferece assessoria no monitoramento desses projetos.

Por ser uma empresa que tem como missão trabalhar em prol do aumento da cobertura da vegetação nativa, o Muda Certa segue a filosofia de que a utilização de forma planejada, consciente e lucrativa da biodiversidade é um caminho sustentável para a sua conservação e recuperação.

Através de seus projetos, o Muda Certa visa gerar valor não apenas econômico mas também ambiental para todos os tipos de empreendimentos, sejam eles de pequeno, médio e grande porte.

Os coordenadores do programa são profissionais com mais de 15 anos de experiência em levantamentos de flora por todo o país e projetos de restauração ecológica.

Viveiro de Mudas

Profissionais

Rodrigo Polisel

Rodrigo Polisel

Botânico

Biólogo (USP), Mestre e Doutor em Botânica (UNICAMP), especialista em taxonomia vegetal, professor universitário, profissional da área ambiental há mais de 10 anos e sócio-fundador da Brasil Bioma e Portal eFlora. Rodrigo Polisel oferece cursos de extensão em botânica e meio ambiente presenciais desde 2008 na base de campo da Brasil Bioma em Juquitiba/SP, e desde 2015 à distância pela internet, incluindo cursos sobre taxonomia de campo e restauração ambiental, nos quais já certificou mais de 1.800 profissionais e estudantes, incluindo inúmeros profissionais do IBAMA, CETESB, PMAmb, e outras renomadas instituições.

Dr. Bruno Aranha

Bruno Aranha

Engenheiro Florestal

Engenheiro Florestal formado pela ESALQ/USP em 2005 e Doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Atua como consultor especialista em vegetação desde 2007, fez mais de 70 levantamentos fitossociológicos e florísticos nas mais distintas formações vegetais do Estado de São Paulo, desenvolveu e executou projetos de recuperação de áreas degradadas, planos de manejo de Unidades de Conservação e inventários florestais de espécies comerciais e nativas. Trabalhou na Fundação Florestal com gestão de Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

O que envolve a solução Muda Certa

O Brasil tem um compromisso internacional de restaurar 12 milhões de hectares de vegetação nativa até o final de 2030 e mais 8 milhões de hectares em propriedades rurais que se registraram no CAR (Cadastro Ambiental Rural), ou seja, são mais de 20 milhões de hectares que necessitam ser restaurados.

Para atingir essa meta, o mercado de restauração ambiental necessitará de uma grande quantidade de mudas.

No entanto, para restaurar ecossistemas com alta biodiversidade, o cuidado com a escolha das mudas produzidas é um tópico estratégico para o sucesso das ações de restauração.

Os plantios de restauração em larga escala com baixa diversidade têm como consequência o desenvolvimento de paisagens com domínio de poucas espécies, substituindo ecossistemas hiperdiversos por outros de baixa diversidade.

Assim, os serviços ecossistêmicos oferecidos por estas áreas serão diretamente prejudicados.

E mais, o plantio de mudas de espécies de outras regiões e até de espécies exóticas pode comprometer não somente o provimento dos serviços ecossistêmicos como também os remanescentes vizinhos, pois aumenta o risco de invasões biológicas, e prejudica até o sucesso do plantio, por que as espécies podem não estar adaptadas ao ambiente que foram plantadas e/ou dificultar a regeneração natural.

Para todos os problemas descritos acima, a solução passa pelo correto tratamento da biodiversidade das mudas produzidas iniciando pela sua correta identificação botânica e o seu envio em espécies com ocorrência constatada das espécies.

A identificação botânica correta das mudas, por sua vez, necessita de profissionais muito experientes e bem treinados.

Esse tipo de profissional possui elevada hora-técnica e infelizmente não é todo viveiro que possui as qualificações e certificações necessárias para garantir a correta identificação e plantio de suas mudas oferecidas.

Aqui no site do Programa Muda Certa, vendemos mudas apenas de viveiros certificados por nossos próprios profissionais especializados na área e, desta forma, garantimos não apenas a identificação e informação correta das mudas comercializadas, mas também auxiliamos em dúvidas técnicas dos clientes que planejam efetuar uma restauração ambiental em determinado local adquirindo mudas em larga escala, desde a concepção até o projeto executivo do mesmo.

Trabalhamos também na comercialização de mudas para projetos de pequena escala, associado à arborização urbana, paisagismo e jardinagem.

Portanto, o programa Muda Certa oferece praticidade e segurança a quem deseja selecionar mudas de espécies nativas/exóticas sem sair de casa, contando com o apoio de profissionais gabaritos e viveiros diferenciados.

Dessa forma, possuímos a solução mais segura, barata e eficaz a atividades de paisagismo e restauração ambiental. Seja parceiro do Programa!

Certificado Muda Certa